Corpo, psique, mente emoções, a dimensão espiritual são! Juntos! Ao mesmo tempo! Sem separação!
Na tradição oriental esta maneira de pensar é natural, orientando as ações de cada pessoa segundo esta integração.
Em nosso mundo ocidental, temos a grande dificuldade de perceber, quicá compreender este conceito. Consideramos o corpo separado do resto, nossa medicina trata a doença, desconsiderando suas relações com aspectos psíquicos, mentais, espirituais. Vemos a natureza como objeto, fora de nós, e desta maneira não percebemos a integração que existe entre todas as coisas.
O conceito do Tao é um dos representantes da conscientização integrativa da vida em todas as suas nuances. É uma ideia existente desde sempre em várias filosofias e religiões.
Esta ideia nos diz que tudo está interligado, o todo depende de tudo e tudo depende do todo. Tudo, individualizado, é interligado e pertencente ao Todo, representado pela imagem da natureza. O individual e o natural são um, a origem, a criação e o efeito, o movimento.
Fonte da Imagem: http://marecinza.blogspot.com.br/2014/04/o-que-nao-ensinam.html
A harmonia entre ambos é a potência representada pela imagem do Tao, o círculo que compreende a bipolaridade, integrada, reconhecida e manifestada.
Nesta gostosa mini entrevista a Psicóloga, Psicoterapeuta Junguiana, Vera Lucia Paes de Almeida nos dá uma visão clara, prática e de fácil entendimento sobre este conceito tão necessário.
Assista e depois deixe seu comentário!