Você não precisa falar para se expressar!
A expressão é inerente aos seres e sempre se expressa aquilo que se é, independente do quanto se pretenda disfarçar, dissimular, se iludir…
A Arteterapia usa recursos expressivos para o desenvolvimento pessoal. Isto cria uma relação terapêutica ímpar, onde a base está no tripé: cliente (criador), o objeto (criação) e o terapeuta (interlocutor). Neste contexto todo o processo, com o simbolismo, as metáforas e a imaginação, são enriquecidos e possibilitam a transformação. Tudo isso favorece a comunicação, a reorganização dos processos psíquicos internos, a expressão emocional/afetiva, o autoconhecimento, instigando o pensamento e a criatividade.
Neste contexto certamente há o crescimento pessoal, expressão criativa e uma despotencialização dos complexos.
A capacidade de movimentar-se, de pintar, desenhar, de dançar, de musicalizar, modelar, entre muitas outras maneiras de se expressar criativamente, são comuns a todos. Uma das maneiras do Inconsciente se manifestar e comunicar-se com o ego é através da criatividade, que é universal, de pertencimento de todos os seres humanos.
Fonte da Imagem: www.sxc.hu
Neste gostoso papo com a grande profissional Valéria Rodrigues, você poderá conhecer este método terapêutico que realiza mudanças através do próprio processo.
Nesta mini entrevista ela resume de forma fácil e clara o que vem a ser e qual a função da arteterapia.
Assista e deixe seu comentário:
Espero tê-lo ajudado hoje!
Excelente! Apaixonante!