Separamos, com todo carinho e cuidado pra você, 12 Citações que Representam as Ideias Junguianas. Com elas você poderá ter um panorama da visão de Carl Gustav Jung e como ele pensava.
Aqui você verá:
- Sobre o Método Dialético
- Sobre o Pensar e o Coração
- O Inconsciente e a Natureza
- O que Pode Realmente Curar
- A Necessidade de Conhecer Sua Equação Pessoal
- A Conquista da Vida
- Como Vemos as Coisas
- A Proximidade da Verdade do Paciente
- O Estado de Fluidez, de Vir a Ser
- As Fantasias de Morte
- Sobre o Amor e o Poder
- As Paixões do Ser Humano
Sobre o Método Dialético
“Tenho de optar necessariamente por um método dialético, que consiste em confrontar as averiguações mútuas. Mas, isto só se torna possível se eu deixar ao outro a oportunidade de apresentar seu material o mais completamente possível, sem limitá-lo pelos meus pressupostos.” (C.G. Jung, A Prática da Psicoterapia, p. 3)
Sobre o Pensar e o Coração
” Quando te diriges ao pensar, leva junto teu coração. Quando te diriges ao amor, leva junto tua cabeça. Vazio é o amor sem pensar, ou o pensar sem amor.” (C.G. Jung, Livro Vermelho, p.253)
O Inconsciente e a Natureza
“O Inconsciente é natureza que nunca engana: só nós nos enganamos.” (C.G. Jung, Símbolos da Transformação, p. 54)
O Que Pode Realmente Curar
“Só aquilo que somos realmente tem o poder de curar-nos.” (C.G. Jung, O Eu e o Inconsciente, p.54)
A Necessidade de Conhecer Sua Equação Pessoal
“(…) o psicoterapeuta está obrigado a um autoconhecimento e a uma crítica de suas convicções pessoais, filosóficas e religiosas, tanto quanto um cirurgião está obrigado a uma perfeita assepsia. O médico deve conhecer sua equação pessoal para não violentar seu paciente” (C.G. Jung, Civilização em Transição, p. 154)
A Conquista da Vida
“A vida tem de ser conquistada sempre e de novo.” (C.G. Jung, Natureza da Psique, p. 5-6)
Como Vemos as Coisas
“Nosso modo de ser condiciona nosso modo de ver” (C.G. Jung, Freud e a Psicanalise, p. 324)
A Proximidade da Verdade do Paciente
“A regra fundamental do psicoterapeuta é considerar cada caso como novo e único. E assim se chega mais próximo da verdade.” (Jung, Civilização em Transição, p. 159)
O Estado de Fluidez, de Vir a Ser
“O que viso é produzir algo de eficaz, é um produzir um estado psíquico, em que meu paciente comece a fazer experiências com seu ser, um ser em que nada mais é definitivo nem irremediavelmente petrificado; é produzir um estado de fluidez, de transformação e de vir a ser.” (C.G. Jung, A Pratica da Psicoterapia, p. 43-4)
As Fantasias de Morte
“Quem renuncia à façanha de viver precisa sufocar dentro de si mesmo o desejo de fazê-lo, uma espécie de suicídio parcial. Isto explica as fantasias de morte que frequentemente acompanham a renúncia ao desejo.” (C.G. Jung, Símbolos da Transformação, p. 97)
Sobre o Amor e o Poder
“Onde impera o amor, não existe vontade de poder; e onde o poder tem precedência, aí falta o amor. Um é a sombra do outro.” (C.G. Jung, Psicologia do Inconsciente, p. 45)
As Paixões do Ser Humano
“O homem que não atravessa o inferno de suas paixões também não as supera.” (C.G. Jung, Memórias, Sonhos e Reflexões, p. 243)