A Energia Psíquica é a intensidade energética dos conteúdos psíquicos, de tudo o que move o ser humano, de forma geral, como fenômeno dinâmico, sendo também (mas não somente) energia sexual (libido).
Então o termo Libido é para Jung a representação do que ele formulou como Energia Psíquica, e a revisão de Jung na teoria da libido apareceu pela primeira vez em “Transformações e símbolos da libido”, de 1912.
Assista, compartilhe e deixe seus comentários!
Olá, Boa noite !
A energia psíquica, seria a também a kundalini como os indianos chamaram a energia de criatividade que existe em todos nós?
Bom dia Denise,
existem diferenças de nomenclatura, nosso sistema cerebral precisa separar cada coisa para entender. De fato, nada é separado, e matéria e energia tb não o são, assim, porque haveriam de ser diferentes a energia psíquica, da kundalini?
No entanto, há sim diferenças específicas que nos permitem o entendimento, nomeando essas especificidades, separando algo que um dia deverá unir-se.
A Energia kundalini é considerada de âmbito espiritual, com efeitos fisiológicos correspondentes. A Energia Psíquica para Jung é a energia total, disponível a todos e que permite a autorrealização.
Difícil discorrer sobre um assunto tão elaborado num comentário de post, por isso acredito que essa é uma boa e bela discussão, quiçá pra quando nos encontrarmos pessoalmente.
Espero ter ajudado.
Abs,
Lino
[…] A Libido ou a Energia Psíquica […]
[…] símbolo transforma a energia psíquica no sentido de orientar, curar e restaurar. A palavra provém de symbolon (do verbo grego symballo = […]