A Tábua de Esmeralda – O Documento que deu Origem à Alquimia
A Tábua de Esmeralda (também conhecida por Tabula Smaragdina ou Tábua Esmeraldina), é um texto que se pensa ter sido escrito pelo ícone helenístico Hermes Trismegisto, que revela os segredos sobre substância primordial (aquilo que é omnipresente em tudo que forma o universo), e todas as suas formas e potencialidades. É um texto com enorme relevância nos dias de hoje por revelar o conhecimento antigo sobre o Universo, que tem se revelado verdadeiro por inúmeras ciências.
O primeiro vestígio documentado sobre a Tábua de Esmeralda pode ser encontrado numa carta de Aristóteles a Alexandre o Grande durante a sua campanha na Pérsia. Esta carta integra na versão em latim da grande obra “Secretum Secretorum” (“Segredo dos Segredos”); traduzida a partir do original em Árabe “Kitab Sirr al-Asrar”, que é um gênero de livro de conselhos, tratado e enciclopédia para todos os grandes governantes da época. Este livro fala sobre as ciências que regem o universo, e foi um dos livros mais lidos da idade média por conter os maiores e mais poderosos segredos sobre o universo; desde a astrologia e propriedades mágicas e medicinais de plantas e minerais, numerologia, e acima de tudo, o segredo sobre uma ciência unificada.Outros vestígios sobre a Tábua de Esmeralda são documentados após séculos deste, o que apenas prova que o texto existe e foi uma grande influência para muitas culturas.Hoje, o texto é visto por conter uma das maiores verdades sobre o nosso universo, que é provado pela comunidade científica e pelas ciências da física quântica. É também guia de muitos outros ensinamentos e programas em séculos mais recentes, e que defendem a existência de leis universais como A LEI DA ATRAÇÃO e lei da vibração.
Antes de irmos para o conteúdo do texto, é importante ser dito que este texto, assim como todos os outros conteúdos de alquimia fazem parte da JORNADA DA ALQUIMIA. Uma forma de divulgarmos o nosso trabalho, e o trabalho do nosso grande amigo Dr. José Rubens Naime, psiquiatra, psicanalista e analista junguiano, que inclusive ministra o curso de Introdução a Alquimia!
Sem mais delongas, vamos ao texto.
As traduções principais da Tábua de Esmeralda são bastante semelhantes entre elas, permitindo assim fazer uma tradução moderna mais compreensível do seu texto, que é como se segue:
Texto da Tábua de Esmeralda em Português
A tradução da Tabula Smaragdina em Português é como se segue:
1. É verdade, certo e muito verdadeiro:
2. O que está em baixo é como o que está em cima e o que está em cima é como o que está em baixo, para realizar os milagres de uma única coisa.
3. E assim como todas as coisas vieram do Um, assim todas as coisas são únicas, por adaptação.
4. O Sol é o pai, a Lua é a mãe, o vento o embalou em seu ventre, a Terra é sua alma;
5. O Pai de toda Telesma do mundo está nisto.
6. Seu poder é pleno, se é convertido em Terra.
7. Separarás a Terra do Fogo, o subtil do denso, suavemente e com grande perícia.
8. Sobe da terra para o Céu e desce novamente à Terra e recolhe a força das coisas Superiores e inferiores.
9. Desse modo obterás a glória do mundo.
10. E se afastarão de ti todas as trevas.
11. Nisso consiste o poder poderoso de todo poder:
12. Vencerás todas as coisas subtís e penetrarás em tudo o que é sólido.
13. Assim o mundo foi criado.
14. Esta é a fonte das admiráveis adaptações aqui indicadas.
15. Por esta razão fui chamado de Hermes Trismegisto, pois possuo as três partes da filosofia universal.
16. O que eu disse da Obra Solar é completo.
______________________________
Tradução da Tábua de Esmeralda por Madame Helena Petrovna Blavatsky
1. Aquilo que está debaixo é parecido com aquilo que está em cima, e aquilo que está em cima é semelhante ao que está em baixo, para completar as maravilhas de uma coisa.
2. Como todas as coisas foram criadas pela meditação de um ser, todas as coisas foram então criadas a partir deste, por adaptação.
3. Seu Pai é o Sol, sua Mãe a Lua.
4. É a causa de toda a perfeição por toda a terra.
5. O seu poder é perfeito se transformado em terra.
6. Separa a terra do fogo, o subtil com o grosseiro, agindo com prudência e com juízo.
7. Ascende com a maior sagacidade da terra ao céu, e une o poder de todas as coisas inferiores e superiores.
8. Assim, possuirás a luz de todo o mundo, e a obscuridade irá voar de perto de si.
9. Esta coisa tem mais coragem que a própria coragem porque consegue superar tudo que é mais subtil e penetrar em tudo que é sólido.
10. Através dele, o mundo foi formado.
______________________________
Versão em Latim da Tábua de Esmeralda
1. Verum, sine mendatio, certum et verissimum:
2. Quod est inferius est sicut quod est superius, et quod est superius est sicut quod est inferius, ad perpetranda miracula rei unius.
3. Et sicut res omnes fuerunt ab uno, meditatione unius, sic omnes res natae ab hac una re, adaptatione.
4. Pater eius est Sol. Mater eius est Luna, portavit illud Ventus in ventre suo, nutrix eius terra est.
5. Pater omnis telesmi[5] totius mundi est hic.
6. Virtus eius integra est si versa fuerit in terram.
7. Separabis terram ab igne, subtile ab spisso, suaviter, magno cum ingenio.
8. Ascendit a terra in coelum, iterumque descendit in terram, et recipit vim superiorum et inferiorum.
9. Sic habebis Gloriam totius mundi.
10. Ideo fugiet a te omnis obscuritas.
11. Haec est totius fortitudinis fortitudo fortis, quia vincet omnem rem subtilem, omnemque solidam penetrabit.
12. Sic mundus creatus est.
13. Hinc erunt adaptationes mirabiles, quarum modus est hic. Itaque vocatus sum Hermes Trismegistus, habens tres partes philosophiae totius mundi.
14. Completum est quod dixi de operatione Solis.
Edição original do texto em latim, de Chrysogonus Polydorus (Nuremberg, 1541).
______________________________
Composição
O texto misterioso é composto por 13 mandamentos, escritos com uma simplicidade impressionante, que parecem condensar toda a tradição mística ocidental. Sua influência filosófica atravessou milênios até chegar aos nossos dias.
Debaixo dos 13 aforismos, está apenas a assinatura de Hermes Trismegisto, o que parece ser um pseudônimo criado a partir das figuras do deus grego Hermes e do egípcio Djehuty.
Apesar de serem encontradas referências à tábua em inúmeras obras espirituais, tanto europeias quanto árabes, sua autoria continua sendo um mistério. Algumas versões afirmam que foi o próprio Abraão, o primeiro patriarca judeu-cristão, o criador do texto. Outros explicam que ele foi escrito por um filho de Adão e salvaguardado na Arca de Noé durante o Grande Dilúvio.
A tradição hermética estudou a tábua durante séculos. Nela, parecem estar resumidas todas as grandes ideias desenvolvidas pela alquimia. O item VIII, por exemplo, diz: “Use sua mente por completo e suba da Terra ao Céu e, depois, desça novamente à Terra e junte os poderes do que está acima e do que está embaixo. Assim, você conquistará a glória no mundo inteiro e a escuridão sairá de você de uma vez por todas”.
Curiosidade: O músico Jorge Ben lançou, em 1974, o álbum Tábua de Esmeralda, seu décimo primeiro disco de estúdio, que abriu a sua chamada fase “alquimia musical”. Considerado um dos melhores trabalhos da carreira do artista, o disco conta com faixas como “Hermes Trismegisto e sua Celeste Tábua de Esmeralda” e “Os Alquimistas Estão Chegando Os Alquimistas”.
Parabéns pelo belo trabalho 👏🏼👏🏼
Gratidão Teylor.
Seu feedback é muito importante! 😉
Muito boa a introdução, iniciativas assim são fundamentais 🙂
[…] ainda os textos inspirados por Hermes Trismegisto, que já dizia, na Tábuas de Esmeraldas: “que tudo o que está em cima, é como o que está em baixo e tudo o que está em baixo, é como […]
“Por isso foi chamado Hermes Trismegisto”…
Tenho visto, quão impressionante A Tábua Smaragdina e o trabalho do Autor três vezes mestres
Gratidão .