Os módulos das aulas são sequenciais e formam, no decorrer, a sequência para a ampliação da consciência acerca dos temas apresentados.
As orientações são baseadas em prática e devem ser aplicadas para quem deseja realmente verificar o poder da arte, das técnicas expressivas.
Nessa aula será trabalhada as bases da dinâmica artística e do processo terapêutico.
Neste momento, serão apresentados os principais conceitos da psicologia analítica, para que se possa utilizar na dinâmica de arteterapia.
A Psicologia Analítica trabalha o conceito de análise com base nos preceitos da alquimia e essa aula fará a exposição desses conceitos para a compreensão da dinâmica do trabalho arteterapeutico.
Aqui trabalharemos as diferenças entre os processos terapêuticos tradicionais, pautados no uso da palavra, em contraponto com as dinâmicas não verbais. Além disso iniciaremos a elaboração das ideias de materialidade e signatura.
Cada material tem uma assinatura energética própria e nessa aula trabalharemos as características dos materiais mais utilizados em arteterapia.
Trabalharemos aqui no discernimento das questões transferenciais, na tridimensionalidade e na dinâmica do processo arteterapeutico.
Desde muito tempo se utiliza a mandala como elemento importantíssimo para a dinâmica terapêutica. Nessa aula você vai entender porque e como você pode usar esse recurso maravilhoso.
A utilização dessa técnica contribui enormemente com o desenvolvimento da psique. O Sandplay, ou caixa de areia, tem fundamentos importantes e deve ser usado com responsabilidade e de forma orientada.
Quando pensamos em arteterapia, logo imaginamos telas, desenhos, argila, mas existem inúmeras possibilidades de atuação para a arteterapia.
Trataremos aqui das principais formas de expressão em arteterapia, em especial as artes plásticas.
Seguiremos a ideia da aula de expressões tratando dos principais materiais usados em arteterapia para as artes plásticas.
Aqui você verá a importância e utilização das cores na produção expressiva.
Entenda quais as diferenças das produções bidimensionais e tridimensionais na construção da dinâmica psíquica.
Aqui serão expostas as principais formas e usos do desenho e da pintura para a produção expressiva e atuação arteterapeutica.
Um dos materiais mais antigos do mundo, usados na produção artística, utilitária e expressiva, a argila é um elemento primordial para diversas manifestações psíquicas.
O trabalho com a máscara teatral ajuda a revelar diversas questões escondidas, sem o filtro da consciência. É usada desde tempos antigos.
Aqui, trabalharemos com ideias acerca dos modelos de sessões de arteterapia.
Nessa aula será abordado o contexto do consultório, ou setting terapêutico, sua importância e estruturação.
Neste momento, será orientado 3 técnicas diferentes para uso em arteterapia.
Neste momento, será orientado 2 técnicas diferentes para uso em arteterapia.
Neste momento, será orientado 4 técnicas diferentes para uso em arteterapia.
Neste momento, será orientado 3 técnicas diferentes para uso em arteterapia.
Através do viés de Nise da Silveira, iniciamos um olhar para o contexto psicopatológico rumo à compreensão das imagens do inconsciente.
Como se dá a relação terapêutica e como deve ser a função do arteterapeuta.
Certificado de participação de 12 horas.
** Este é um curso livre, não pode ser considerado como pós graduação ou curso de formação.
Palestra Sobre "Símbolos e Mandalas" com Lino Bertrand
Mp3 das aulas do curso
Palestra Sobre "Análise e Mandalas" com Lino Bertrand
Palestra Sobre "Cores e Mandalas" com Lino Bertrand
(Receba o link de acesso logo depois de aprovado o pagamento)
Até 30 dias depois do pagamento, você pode cancelar por qualquer motivo e nós te devolvemos todo o valor pago.
Lino Bertrand é Fundador do Jung na Prática, Artista Plástico, Especialista em Psicologia Junguiana e Arteterapia formado pela Facis Ibehe, karateca, empreendedor dedicado integralmente ao desenvolvimento humano.
Criador do Congresso Jung na Prática e do Programa Abundance Way.
"Eu acredito que com o conhecimento, estudo e aprofundamento dos conceitos do Jung, com sua utilização na prática, no dia-a-dia, as pessoas podem realmente realizar a si mesmas e tornarem-se pessoas melhores."